O primeiro passo para o empreendimento se deu com a conquista do terreno, onde hoje se encontra o nosso hospital. Obtido o terreno, teve início a grande obra do Dr. Hermelino, que usando de todo o seu respeito e credibilidade adquirida ao longo de seus anos de árduo trabalho dedicado ao atendimento médico passou a visitar todos os fazendeiros, comerciantes e industriais, instituindo o famoso “Livro de Ouro”, com a adesão de pessoas, que mensalmente contribuíam financeiramente ou com materiais, para o prosseguimento das obras.

A pedra fundamental de nosso hospital foi lançada no dia 7 de agosto de 1942, e tal solenidade foi marcante para a história de Ourinhos. Após quase um ano realizando eventos para angariar fundos e percorrendo a região solicitando donativos, arrecadando o que pudesse ser revertido em benefício da Santa Casa, no dia 1 de maio de 1943, enfim se deu a inauguração da Santa Casa de Ourinhos. Dr. Hermelino, pode assim, ver seu grande sonho se tornar realidade.

Desde 19 de julho de 1943 até meados de 1974 a administração do hospital esteve a cargo da congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, porém as circunstâncias fizeram com que se buscassem novas pessoas e entidades que o administrassem. Após diversos grupos administraram a Instituição, situação que se prolongou por 20 anos, hoje a entidade passou a ter a denominação de Associação da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos, responsável por sua administração. (Por Site Santa Casa).